quarta-feira, 29 de maio de 2019

El Calafate (21 a 23 de maio de 2019)

Cheguei em El Calafate no dia 21 de maio em torno de 11h manhã. O hostel escolhido foi o Folk Hostel (ARS 888), meu check-in estava previsto para às 14h, então fiquei no hall no hostel. O que posso dizer sobre o Folk? Super novo, bem projeto, camas confortáveis, novas e grandes, beliche com estrutura projetada para luzes e tomadas individuais, banheiro enorme e bem projetado, água quente, calefação, perto da rodoviária e do centro da cidade, tudo perfeito. 

Pouco antes do horário de check-in, liberaram o quarto, pude deixar minha mochila e dei uma volta para almoçar e conhecer a cidade. Logo fui andando para rua principal da cidade, e provei o famoso sorvete de calafate, frutinha silvestre que dá nome à cidade e é uma delícia. 


Coisas da Patagônia...


Minha estadia em Calafate foi curta, dediquei apenas para conhecer o Glaciar (Geleira) Perito Moreno. Optei fazer o chamado Mini Trekking (uma trilha curta por cima do glaciar), nessa época do ano não é possível fazer o Big Ice (que é uma trilha um pouco maior). Acertadamente resolvi fazer a reserva desse tour (meus amigos que foram sem reservar, não conseguiram vagas). O tour é feito exclusivamente pela empresa Hielo y Aventura, que é uma concessionária do Parque Nacional Los Glaciares e detém exclusividade sobre essa atividade. Pelo site deles a única forma de fazer reserva é comprando, só que eu não queria pagar no cartão, e ao manter contato com o Folk Hostel para saber se eles conseguiriam fazer reserva 'sin pago', eles disseram que faziam sim, e que bastaria os dados do cartão só por garantia. Foi ótimo, fiz a pré-reserva com o hostel e paguei o passeio quando fiz o check-in (ARS 4.500 + 700 entrada do parque). 

No dia 22 de maio a agência passou no meu hostel às 7h30, e seguiu reunindo outros passageiros, acredito que o grupo tenha sido de 30 pessoas. Pegamos a estrada, cerca de 64km até o Glaciar, em pouco mais de 1h. 

Segue descrição do tour constante no site da HyA:


Ao chegar ao Porto “Bajo de las Sombras” (no quilômetro 70,9 da Ruta 11), começa a navegação em barco, atravessando o Lago Rico, até atingir a costa oposta, depois de 20 minutos de navegação com vista para a parede sul do Glaciar Perito Moreno.
Ao desembarcar, e depois de passar pelo abrigo, os guias de montanha organizam grupos pequenos, de até 20 pessoas, e iniciam uma caminhada curta de 20 minutos pela borda do lago até chegar à geleira, oferecendo informações sobre glaciologia. Ao chegar ao gelo, os guias colocam os grampos aos participantes e explicam como devem caminhar sobre o gelo. O passeio sobre a geleira dura uma hora e meia aproximadamente, e você poderá desfrutar de uma variedade de formações de gelo, como fendas, seracs, sumidouros e pequenas lagoas.
A caminhada tem uma dificuldade média. A superfície do gelo é irregular, mas firme e segura. Os guias oferecem informações sobre o fenômeno tão particular que só acontece no Glaciar Perito Moreno e que produz seu desabamento. Ao concluir o passeio, você retornará ao abrigo, atravessando a exuberante floresta magalhânica.

A excursão inclui uma visita guiada às passarelas do Parque Nacional Los Glaciares, localizado a 7 km do porto. Ali, poderá desfrutar da majestosa paisagem com vista panorâmica da geleira e percorrer alguma das trilhas autoguiadas.
O Minitrekking está destinado a pessoas que desfrutam da natureza, da aventura e desejam experimentar uma caminhada sobre o gelo da geleira mais linda do mundo.

A descrição é essa mesmo, o passeio é surpreendente, e depois de terminar a caminhada sobre o glaciar, o guia faz um brinde com whisky e gelo de mais de 400 anos do próprio glaciar, e dá uns chocolates, o que achei bem especial e confesso que estava ansiosa pelo brinde. 

Estava um dia chuvoso, mas mesmo isto não atrapalhou o passeio. Então, leve roupas impermeáveis (especialmente jaqueta e bota), gorro e luvas pois faz muito frio. Não consegui demorar muito na parte superior do barco em razão do frio e chuviscos, e nas passarelas também, estava muito frio e chuvoso, mas o passeio é incrível. Estar de frente para essa geleira é um espetáculo a parte.




















À noite fui jantar o tão esperado Cordeiro patagônico, no Isabel Cocina al Disco. A escolha foi do cordeiro patagônico especial, onde a carne é assada na brasa e depois cozida com verduras, bacon defumado e cogumelos de pinho, este último ganhou meu apreço, achei extremamente rico de sabor.



Contratei o serviço de transfer para o aeroporto no próprio hostel (ARS 200), e no dia 21 de maio segui para o aeroporto.

Fiquei em El Calafate por 01 dia e meio, chegando no dia 21 de maio às e partindo no dia 23 de maio às 11h30 pegando um transfer para o aeroporto e um vôo para BsAs às 12h50, chegando em BsAs às 15h45. Quer ler sobre Buenos Aires? Clica aqui. Ou se quiser ler sobre o destino anterior El Chaltén, clica aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa