segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Parque Nacional do Vale do Catimbau, Buíque/PE

Há muito tempo que eu queria conhecer o Vale do Catimbau, localizado em Buíque, Estado de Pernambuco, distante 275km de Recife, e famoso por aqui pela paisagem deslumbrante e pela rica história com Pinturas Rupestres que datam mais de 6 mil anos. Sempre que eu me programava ou pensava em ir em algum feriadão, acontecia algum imprevisto ou aparecia alguma outra programação e fui postergando. Mas finalmente chegou o dia de conhecer um dos destinos mais almejados nesta minha vida de trilheira. 


Optei ir com agência, escolhi acertadamente a 'Ação Vertical', agência do João Borges,  gente finíssima que eu conheço há quase uma década. Fui com uma turma de aproximadamente 35 pessoas, e logo fiz novos amigos. 

Saímos de Recife às 7h da manhã, parando em Gravatá para tomar café, e seguimos para Arcoverde, chegandem torno das 13h para almoçar, nos acomodar na Pousada e seguir para primeira trilha em Buíque, que é onde fica o Vale do Catimbau, distante cerca de 28km de Arcoverde, em pouco mais de meia hora chegamos ao início da aventura, próximo às 15h. Descemos no centro da cidade, onde encontramos nossos guias Cícero e Enéas, subimos no nosso 'Uberventura' (Pau-de-arara), não tô falando do método de tortura, mas sim do meio de transporte, então não se assustem com o primeiro resultado da sua pesquisa no google. No wikipedia vocês vão ver uma referência e esclarecimento trazido pelo folclorista Câmara Cascudo, de que o termo (pau-de-arara) é para designar o meio de transporte improvisado em razão da algazarra feita pelas aves, similar à dos passageiros que usam tal veículo. O bom aventureiro bem sabe que a aventura começa antes mesmo de chegar ao destino. Dito e feito. 




Em menos de 15 min chegamos no nosso ponto de início da trilha. Nesse primeiro dia (dia 10/11) fizemos a Trilha das Torres, de nível leve e bem curta, menos de 3km, ganho de elevação de 89m, elevação máxima de 847m (ver mais no Wikiloc), mas deslumbrante e de energia indescritível. Caminhamos até o ponto mais alto, onde apreciamos um belíssimo pôr do sol. A natureza nunca decepciona, sempre emociona. Por mais destinos que você possa conhecer, cada um tem sua magia e encanto, não ouse deixar de se surpreender por mais simples que possa parecer. 









 



No final da trilha, voltamos para Pousada em Arcoverde, pra merecido descanso. Fica a dica para o uso de um lenço para cobrir a boca durante o percurso no pau-de-arara porque é poeira para todo lado, nada que bom humor não resolva, além de sempre se hidratar e levar lanches para manter os índices glicêmicos etc.

No Segundo dia (dia 11/11), tomamos café às 6h e uma hora depois seguimos de volta ao Parque Nacional, no mesmo esquema do dia anterior, só que o passeio no Pau-de-arara foi um pouco mais longo. Fizemos a Trilha do Chapadão + Igrejinha, de nível leve e curta, com menos de 7km, ganho de elevação de 70m, elevação máxima de 938m (ver mais no Wikiloc)

Mais uma vez o Catimbau não decepcionou. O encanto foi maior porque minha expectativa era grande em relação às pinturas rupestres. Além de advogada, me formei em História pela UFPE em 2012, mas o amor pelos primórdios da humanidade vem de muito mais tempo, desde pequena sou apaixonada por arqueologia e tenho um amor especial pela cultura pré-colombiana. Do ponto mais alto é possível ver um vale aberto enorme, rodeado de formações geológicas compostas de arenitos que datam de mais de 100 milhões de anos, formando um enorme anfiteatro que se acredita ter sido oceano em tempos passados. O cenário é perfeito. A história respira profunda e lentamente na região. 





 
















Perto das 12h encerramos a trilha sob muita poeira na volta de pau-de-arara para Buíque. Ajeitamos nossas coisas na Pousada, almoçamos e chegamos em Recife próximo às 20h. O final de semana foi perfeito, sem tirar e nem por nada. 

A vontade de voltar e acampar no Vale ficou pulsando. Há de haver outra oportunidade, e outros destinos.  

Os seguidores do blog Pessoa de Viagem tem desconto de 5% nos passeios da Ação Vertical. O desconto não se aplica aos Saltos de paraquedas. Se tiver interesse, use o cupom promocional PESSOADEVIAGEM5, que garante o benefício 5% de desconto aos seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa