segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Serra do Ponto, Brejo da Madre de Deus (10 de agosto de 2019)

Sábado, dia 10/08, foi dia de trilha na Serra do Ponto na cidade de Brejo da Madre de Deus (197Km distante de Recife), chegando ao pico da Boa Vista, com 1195 metros de altitude, no ponto mais alto de Pernambuco.




Considerei uma trilha fácil, com trechos de intensidade moderada, cerca de 507m de desnível percorridos em 5 horas, em um total de 9,4 km de caminhada.

Dessa vez fui com o pessoal da D'Trilhas, formada pelo Djair e Daniel, organizados, pontuais, atenciosos e simpáticos, ambos com uma boa bagagem de trilhas, inclusive trilhas mais técnicas. Estávamos em um grupo de cerca de 30 pessoas, nos encontramos às 5h30 da manhã na Praça do Derby, e às 6h partimos de Recife rumo à Brejo da Madre de Deus.

Chegando em Brejo, pouco antes das 10h, descemos do ônibus, encontramos nosso guia Higor e fomos em dois Jeep Toyota até o Vilarejo do Cavalo Russo, na base da serra, percurso de cerca de 5km, onde iniciamos nossa trilha após um alongamento e instruções iniciais e orientações básicas de caminhadas na natureza.



Considero esse começo da trilha como a parte mais intensa do percurso, em face da subida mais íngreme o que exige um pouco de preparo, especialmente fôlego, mas o fomos fazendo paradas o que nos permite recuperar o fôlego e apreciar a paisagem.



Passamos por uma pequena queda d'água, que nos rendeu ótimas fotos, risadas e contemplação da natureza.






Após cerca de 2km de caminhada, chegamos no Mirante do Cavalo Russo, onde é possível ter uma boa vista da região, nessa época do ano está tudo verdinho, coisa linda de se ver.








Seguimos caminhada até uma clareira, onde descansamos sobre a sob sombra no meio da mata.



E logo partimos rumo ao ponto mais alto, ao cume da Serra do Ponto com seus 1.195m catalogados pelo IBGE.












Já na descida, após 6km de caminhada, passamos pelo Mirante da Garganta da Serra, com uma vista surpreendente e paredão de tirar o fôlego.





Ao final da trilha, subimos novamente nas Toyotas e seguimos até o restaurante Bitury, onde almoçamos, e encontramos nosso ônibus de volta para Recife. Mais uma trilha maravilhosa, como costumo dizer: a natureza nunca decepciona, sempre surpreende. Longe ou perto, sair da rotina é sempre renovador. Sem contar que as novas amizades que fazemos pelo caminho tornam tudo melhor e mais memorável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa