terça-feira, 23 de julho de 2019

De volta ao Vale do Catimbau

O final de semana foi de chuva aqui em Pernambuco, mas isso não atrapalhou os planos de acampar.
Quem acompanha o blog sabe que desde que estive no Catimbau em  novembro de 2018, fiquei transbordando de vontade de acampar por lá. A ideia era poder ver o céu estrelado, o que infelizmente não aconteceu dessa vez, ou seja, terei de voltar uma terceira vez (é, sou apaixonada por aquele lugar). 

Após contatar Cícero, o guia que nos acompanhou da primeira vez, pedi sugestões de camping por lá, ele mencionou dois e escolhi o Camping pé-da-serra do Nino (cel. 87.9604.4080). Fácil de encontrar, com estrutura básica, banheiros, estacionamento e uma casa de apoio. Chegamos no sábado, dia 20, perto das 13h, montamos barraca, almoçamos, e logo partimos para primeira trilha das Torres, que eu já havia feito da outra vez, então usei o wikiloc como guia. 

A vegetação e o clima estavam bem distintos de quando estive lá em novembro do ano passado, mas a beleza e energia do lugar continuam a mesma delícia.




 
Final de noite, a barraca recém comprada foi inaugurada em grande estilo, ou seja, muita chuva, armada debaixo de um cajueiro, coisa linda de se ver. Choveu praticamente a noite toda, ventou e esfriou bastante, a temperatura atingiu 17 graus, não sei prescindir a sensação térmica, mas considerando os fortes ventos, arriscaria 16 ou 15 graus. Havia um grupo de pesquisadores da UFPE, e um som de fundo tocando forró do bom noite adentro, somado a um vinhozinho, até esqueci que não dava para ver as estrelas.

A trilha do domingo, dia 21, foi do chapadão, eu já havia acertado previamente com o Enéas (que também foi meu guia em novembro) para nos acompanhar (cel. 87.99810.7056), 8h30 ele chegou no camping e seguimos para a trilha. É a mesma que fiz da primeira vez, passando pelas pinturas rupestres, mirante, e depois passando pela igrejinha e portal. A chuva deu uma trégua, e deu para apreciar mais uma vez aquela imensidão. Perto de meio-dia partimos do Catimbau, ficando a certeza de que voltarei uma terceira, quarta, quinta...
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa