quarta-feira, 23 de julho de 2025

Uruguai (10 a 17 de maio de 2025)



Em comemoração aos meus 40 anos, não poderia ser diferente, queria muito estar viajando no dia do meu aniversário. Inicialmente, o plano era ir ao Egito, mas o alto preço das passagens e dos passeios, tornou impossível realizar esse sonho esse ano. 

Pesquisei muito, queria ir para Bariloche mas as passagens estavam bem caras para Buenos Aires. Depois pensei em ir para Gramado, queria algum lugar frio (ou menos quente que Recife), acabei decidindo de última hora ir ao Uruguai (bati martelo e comprei passagem pela GOL tão somente no dia 01 de maio, ou seja, 9 dias antes da viagem. Para quem costuma programar viagens com quase um ano antes, eu bati um record esse ano. 

Contratei apenas 2 passeios (Colônia Del Sacramento e Punta Del leste) pelo Decolar, porque eu tava muito apertada de grana e daria para parcelar no cartão. 

Enfim, passagens compradas, malas feitas, chegou o dia de embarcar. 

Embarquei em Recife no sábado às 4h, dia 10 de maio, fiz escala no Galeão/RJ de 7h às 15h, chegando em Montevideo somente às 18h da noite. A chegada foi tranquila, mas já comecei a sentir o alto custo de tudo logo no aeroporto, então já saquei uns pesos e escolhi ir de ônibus para o Hostel. A diferença foi de 140 reais, pois o ônibus custou em torno de 10 reais enquanto o uber me custaria 150 reais. 



O hostel Viajero Montevideo reservei pelo booking.com como costumo fazer sempre, pois consigo ler as opiniões, e geralmente escolho os mais limpos e centralizados. O prédio é histórico, como boa parte do bairro Ciudad Vieja, mas acredito que tenha sido recém-reformado, e tem boa estrutura. Mas acabei achando barulhento, e pouco limpo, tinha de ficar pedindo para limparem os banheiros, coisas assim. Como só havia fechado dois passeios (um no dia 13 e outro no dia 15 - meu aniversário), acabei tendo muito tempo livre e tentava andar o máximo que minha anemia severa permitiriam. Como a viagem foi fechada em cima da hora, não tive tempo para pesquisar muita coisa, tendo apenas pesquisado cafeterias e alguns museus. 

No meu primeiro dia em Montevideo, dia 11 de maio, era domingo e dia de eleição, então, não tinha muito o que fazer, apenas dei uma caminhada bem de leve no centro, pela Plaza da Independencia, e peguei um ônibus para ir ao Montevideo Shopping Center, que tinha H&M rsss mas estava muito desgastada, acho que a altitude do vôo mexeu comigo, considerando que estava com uma anemia severa e ainda não tinha recebido a infusão de ferro, então passei o resto do dia de cama no hostel. 



















No dia 12 de maio, comecei pela Plaza Constitución, e fui ao Café Brasileiro, datado de 1877. Foi como viajar no tempo, como não tinha hora para nada, fiquei um bom tempo ali, ouvindo a música ambiente e vendo os locais que estavam ali, lendo jornal, etc. Segui andando para livraria Más Puro Verso, de lá, segui para Museo Andes 1972, que eu super indico para quem assim como eu, é apaixonado pelos Andes e tudo que lhe é associado, inclusive o acidente drástico com o time de rugby uruguaio. Tudo isso bem pertinho do hostel, na Ciudad Vieja. De lá fui almoçar no Mercado Del Puerto, escolhi o Restaurante El Pallenque, escolha acertadíssima, onde comi uma carinha tão deliciosa quanto as que comi na Argentina. 







No dia 13 de maio, fui para Colônia Del Sacramento, que fechei pela Decolar, com a agência Inver. Onde passamos pela Plaza Del Toros, pelo letreiro com nome de Colonia, caminhamos e almoçamos pelo centro histórico, 









No dia 14 de maio fui ao Café Farmácia tomar um cafezinho e passar o tempo, depois segui andando para o Mercado, almocei por lá, uma delícia, depois fui de ônibus ao Mirante onde tem um letreiro com nome Montevideo, na sequencia peguei um ônibus em direção ao Parque Rodo, mas achei meio vazio e fui logo embora. 







No dia 15 de maio, dia do meu aniversário, escolhi o tour para Punta Del Leste









No dia 16 de maio, juntando a anemia com a falta de dindin, eu já queria voltar para casa, mas estava o triplo do valor adiantar a passagem. 






Voltei para casa dia 17 de maio, meu vôo saiu de Montevideo às 19h, chegando no Galeão às 21h40, fiquei no Galeão até às 7h30 do dia seguinte, chegando em Recife às 10h do dia 18 de maio

Se arrependimento matasse, eu tava morta e enterrada, porque achei muito alto o custo de vida por lá, parece que eu passei uma semana vivendo dentro de um aeroporto em razão do alto custo de tudo, e senti na pele aquele ditado que diz "quem converte não se diverte"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa