quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Salar de Uyuni (14 a 17 de outubro de 2024)

Em continuidade a minha viagem pós San Pedro do Atacama, ainda por (super) sugestão do Rodrigo do Hostel Campo Base, fechei minha Travessia ao Salar de Uyuni, de 4 dias e 3 noites, com a agência Uturunku, então, no dia 14 de outubro, logo cedinho, uma Van passou no hostel para nos levar até a fronteira da Bolívia, cerca de 1h de San Pedro, onde fazemos a imigração e mudamos para 4x4. 


Depois da imigração, adentramos ao Parque Nacional Eduardo Abaroa, no qual pagamos 150 bolivianos por pessoa (cerca de R$ 88 reais). Nesse primeiro dia, passamos pela Laguna Blanca, Laguna Verde, Valle de Dalí, Aguas termales de Polques, Geiser Sol de Mañana, Laguna Colorad e pelo Mirador Laguna Capina. Um lugar mais exótico e perfeito que o outro. No final do dia, dormimos em um hotel bem simples no povoado de Villamar (Jardines de Mallku).










No dia segundo dia de travessia, dia 15 de outubro, visitamos uma área de rochas que formam imagens famosas, a exemplo da copa del mundo, camello petrificado, Italia perdida. Depois visitamos a Laguna de Vinto, Laguna Negra, Valle de Rocas, Gran Cañon de la Anacondae Bofedales de sora.





Passamos pelo Pueblo abandonado de Julaca, onde tem barzinho com wifi e muitas cervejas locais. 






No final do dia, seguimos para o Hotel Palacio de Sal o Luna Salada. 




No terceiro dia de travessia, dia 16 de outubro, chegamos ao Salar de Uyuni de fato. Iniciamos bem cedo, para acompanhar o amanhecer na Isla Incahuasi (dos Cactus Gigantescos). Depois de tomar o café da manhã por ali mesmo, vamos passear um pouco pela planície de sal, onde fazemos umas fotos divertidas. Depois seguimos para visitar o primeiro Hotel de Sal (museo del playa blanca), passamos pela Plazuela de las Banderas e pelo Monumento Dakar, tudo próximo um do outro. 










Seguimos nosso passeio até a feira de artesanato de Colchani, e visitamos o Cemitério de Trens Uyuni. Almoçamos num restaurante perto do 'Cemitério', e fazemos uma visita à cidade de Uyuni, onde ficamos por 2 horas até a agência separar o grupo de quem retornará para San Pedro e quem ficará em Uyuni. 

No final do dia retornamos ao hostal de VillaMar, onde dormimos no primeiro dia de travessia. 



No quarto dia de travessia, dia 17 de outubro, é mais 'curto' pois é o retorno para San Pedro, saindo bem cedinho de Villa Mar, leia-se 5h da manhã, com breve parada nas Aguas termales Polques para tomar um café da manhã, e seguir para fronteira da Bolivia-Chile para o trâmites de ingreso a San pedro de Atacama. Chegamos em torno 12h30 em San Pedro. Voltei para meu hostel, para pegar minha mala, tomar um banho rápido, pois às 15h meu transfer me pegaria para Calama. Eu já estava um caco de cansada, ainda peguei um vôo de 1h até Santiago, um vôo de 5h até Guarulhos e mais 3h30 para Recife... uffaaaa... mas enfim, tirando o cansaço, a viagem é maravilhosa, inesquecível e difícil até de narrar. As fotos não captam nem 20% das belezas locais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga @fabianapessoa