Fazer mala geralmente é complicado, sempre falta alguma coisa. Mas quando o destino é mega frio, precisamos ter um pouco mais de precaução e cuidado na hora de separar as roupas.
Vou dar algumas dicas simples, baseadas com alguns (duros) aprendizados que tive em destinos chuvosos e com temperaturas negativas em minhas primeiras viagens. Inclusive vou citar algumas marcas que recomendo (esse post não é publicidade, apenas sugestões mesmo).
Conforme o título diz, essas dicas são sugeridas para destinos frios, com neve e chuva, em que você vá fazer trilhas e programas ao ar livre, ok?
Para uma mochila de 14 dias, e com restrição de 15kg de malas despachadas (no caso de alguns países, os vôos internos tem uma restrição maior para malas despachadas, a exemplo da Argentina, meu último destino), eu levei em uma mochila de 55L (a minha é a Ariel da Osprey) e uma mochila de ataque (levei uma mais arrumadinha, mas deveria ter levado a de ataque da osprey, a minha é a Manta 20L), com os seguintes itens:
- 01 toalha de microfibra: a minha é da decathlon, ocupa pouco espaço e seca rápido;
- 02 luvas: as minhas são da decathlon e da Curtlo, uma mais fina e com touch e outra mais grossa, acabei usando apenas a mais grossa da Curtlo, e comprei outra grossa na Argentina com touch; sugiro que tenha uma impermeável também;
- 02 gorros: tenho um da marca Marmot que comprei no Chile e outro que comprei na Riachuelo mesmo, e acabei comprando mais um agora na Argentina (quando comecei a viajar eu era muito reticente, hesitante em usar gorro, achava feio - sou dessas que gostam de estar arrumadinhas mesmo nas trilhas mais sofridas - mas acabei me rendendo ao uso do gorro porque são imprescindíveis, descobri isso subindo um vulcão no Chile, com rajadas de vento de mais de 70km/h e temperatura negativa, o ouvido doía muito e a gente perde calor pela cabeça);
- 03 calças segunda pele: você pode levar só 02, mas gosto de ter uma margem caso não consiga lavar, nem todos hostel tem serviço de lavanderia. Tenho uma calça segunda pele bem simples da Decathlon que não segura tão bem o frio mais intenso e que geralmente uso para dormir nas viagens, tenho também uma calça segunda pele Thermo Plus da Curtlo (para frio intenso) e é mais grossa, e recentemente fiz uma das melhores compras dos últimos tempos, uma calça segunda pele da marca Lupo da linha Sport Advanced, essa é super fininha e achei que não fosse segurar o frio, me surpreendi. Ela é feita com uma tecnologia da casca do café, e além de super confortável, segurou muito bem o frio.
Detalhe:
No site da Curtlo você vai ver que tem três opções de segunda pele e
outros equipamentos, eles dividem lá em Thermo Sense (frio ameno),
Thermo Skin (frio moderado) e Thermo Plus (frio intenso).
- 03 blusas segunda pele: mesma coisa da calça, você pode levar só 02, mas eu levo 03 para ter uma margem caso não consiga lavar. Tenho uma bem básica da Decathlon que não segura tão bem o frio mais intenso, tenho uma segunda pele de gola alta da linha Thermo Plus da Curtlo, e também comprei a segunda pele da Lupo, mencionada acima, e é tudo de bom, vocês não tem noção do conforto.
- 03 blusas básicas de manga curta que as vezes uso por cima da segunda pele mesmo;
- 03 blusas de manga longa, sugiro de cores vivas tipo vermelho e de listras;
- 03 calça jeans, geralmente sempre levo uma escura, uma clara e uma de cor, é meio desnecessário para maioria das pessoas, mas gosto de revezar para as fotos não saírem tão iguais, mas o ideal seria levar no máximo 02 e se você conseguir, só uma mesmo;
- 01 calça legging: levei uma esportiva da nike para os dias de trilha. Tenho uma impermeável da Decathlon mas acabei não levando e fez falta.
- 01 jaqueta corta vento impermeável: a minha é da The North Face modelo Resolve 2, comprei na Black Friday com mega desconto no site da Arco e Flecha, mas há outras marcas mais em conta, na Decathlon também vende boas opções;
Detalhe: sei que há algumas jaquetas impermeáveis que tem por dentro proteção térmica removível, isso é super útil.
- 01 colete de matelassê ou pluma: levei mas acabei não usando, só que as vezes é bom ter.
- 01 jaqueta de pluma: esse item costuma ser um pouco caro, mas sei que na Decathlon há opções mais baratas. A minha é da Uniqlo, uma marca japonesa que pelo que sei não entrega e nem vende no Brasil. É bonita e funcional, e ocupa pouco espaço.
- 02 casacos de lã batida: esse item vai ser contraditório para alguns, de todo modo, levei nessa viagem até porque no final eu iria passar dois dias em Buenos Aires e queria estar mais arrumada. Acabei usando durante toda viagem. O ideal seria levar apenas um porque ocupa muito espaço, mas é como mencionei lá em cima, gosto de sair misturando as cores para as fotos não ficarem repetidas, é uma bobagem sim. Preciso evoluir e na próxima levar apenas um casaco.
- 01 bota impermeável: a minha é a yellow da Timberland, mas não é um show de conforto e nem é recomendada para trilhas. Tenho outra da Salomon de uma material chamado Gore Tex que é ápice da impermeabilidade e conforto. Comprei minha Salomon no Chile, mas pela internet aqui dá para encontrar outros modelos parecidos, como esta bem parecida com a minha. Acho que as botas para quem vai fazer trilha são indispensáveis, especialmente para não derrapar e dobrar o tornozelo facilmente.
- 01 tênis básico: geralmente levo meu adidas, que combina com praticamente tudo.
- 01 par de havaianas ou qualquer outro chinelo plástico leve: para usar na hora do banho, o crocs é bom também, mas ocupa mais espaço;
- 01 necessarie de viajante: com funcionalidades que te permitam ir ao banheiro com ela e pendurá-la em algum gancho. A minha é da Deuter modelo Wash Center I, comprei no site da Arco e Flecha, mas há muitas outras marcas parecidas;
- 01 necessarie de viajante: com funcionalidades que te permitam ir ao banheiro com ela e pendurá-la em algum gancho. A minha é da Deuter modelo Wash Center I, comprei no site da Arco e Flecha, mas há muitas outras marcas parecidas;
- 01 necessaire com remédios básicos que você costuma tomar, e outros que talvez venha a precisar, sempre levo dipirona, nimesulide, dorflex, pomada para dor muscular, floratil, paracetamol, tylenol sinus, simeticona, buscopan, fita micropore, colírio, repelente (uso o exposis extreme para atividades outdoor), lenço umedecido, álcool em gel, etc.
- 05 pares de Meias: tenho umas meias específicas para trilha, que não tem algodão em sua composição, e levo também meias quentinhas.
- 06 calcinhas, 02 sutiãs e 01 top: vou lavando sempre que tomo banho, se você fizer isso, dá até para levar menos, umas quatro.
- 01 carregador portátil: minha sugestão é aqueles carregadores que já vem com cabo, achei super funcional e estou adorando o da marca Pineng que comprei no mercado livre.
- 01 adaptador com 03 entradas USB e adaptador universal: super útil para quem fica em hostel e acaba tendo que dividir tomada, comprei esse no mesmo vendedor do carregador, mas são fáceis de encontrar em lojas de acessórios de celulares.
- 01 headlamp: tenha sempre na sua mochila de ataque. A minha é da Azteq modelo Katori comprei no mercado livre, há outras opções mais em conta, mas não economize muito para não ficar na mão, uma vez comprei uma no ebay, que quando eu mexia a cabeça ela apagava, ou seja, dinheiro perdido.
- 01 canivete e um isqueiro: só leve se você for despachar a mala. Meu canivete é um suíço da Victorinox 15f Huntsman, mas há outras marcas por diversos preços.
- 01 tripé/pau de selfie com bluetooth: uma das melhores aquisições dos últimos tempos. Comprei o meu no gearbest, demorou uns três meses para chegar, mas chegou. Para aqueles momentos em que você está realmente sozinho.
- 01 cadeado TSA: Mochila é meio difícil de lacrar com cadeado, mas a minha eu dou um jeitinho e junto os dois ziper com o cordão superior, faço um emaranhado e coloco cadeado. Mesmo que não consiga colocar cadeado em sua mochila, leve-o para fechar o locker (se você for ficar em hostel).
- 01 doleira: é indispensável para você levar seu dinheiro e passaporte sempre com você. Até quando vou pro banheiro eu levo ela comigo. Não deixo no locker. Geralmente divido o dinheiro, deixo uma parte na mochila que fica no locker, mas a maior parte do dinheiro e o passaporte ficam na doleira. Nessa viagem para Argentina eu perdi (ou roubaram no aeroporto) o cadeado que estava na minha mochila, então passei a viagem toda sem cadeado, deixava minha mochila aberta, e não me ocorreu nada. Mas sempre carregava meu dinheiro e passaporte comigo. Não dê bobeira.
Dica: digitalize e salve no seu e-mail o seu passaporte ou RG se for o caso. Facilitará sua vida caso você perca seus documentos.
- 01 seguro de viagem: nunca precisei, mas sempre faço. Todos que fiz contratei com a Travel Ace. Mas sugiro que busquem na internet se a empresa que você quer contratar é bem aceita no seu país de destino.
- 01 par de bastão de trilha: os meus são da Decathlon, mas há muitas outras opções mais leves, modernas e de diversos preços.
- 01 par de bastão de trilha: os meus são da Decathlon, mas há muitas outras opções mais leves, modernas e de diversos preços.
Esses itens foram apenas para uma viagem em que sempre fiquei em hostel, não acampei. Se tivesse ido acampar teria de ter levado outros equipamentos como isolante térmico e saco de dormir, etc.
Se você não tem roupas e equipamentos porque está começando agora, e está sem muita grana disponível, minhas dicas são:
- A Decathlon costuma ter de tudo, com preços bons. Na Centauro também tem uma linha de roupas outdoor mais em conta;
- Compre coisas mais baratas e de segunda mão, e aos poucos vá investindo em marcas melhores conforme suas necessidades;
- Há fórum de classificados no site dos mochileiros.com onde as pessoas anunciam equipamentos usados, novos e seminovos, a bons preços;
- Não subestime o frio;
- Beba muita água mesmo que não sinta sede;
- Tenha consigo sempre barras de cereal, chocolate, coisas salgadas e doces;
- Baixe no celular o app do google maps, e nele você baixa os mapas do seu destino para usar offline, é uma ótima opção para quem não quer comprar chip;
- Baixe o app do wikiloc se for fazer trilha, e aprenda a manuseá-lo com antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário