Faz um tempão que eu estava doida pra conhecer Cabaceiras, a Roliude Nordestina, onde o Auto da Compadecida, e outros filmes lindos foram filmados e Lajedo de Pai Mateus. Cheguei até a cogitar fazer um bate e volta sozinha mesmo, dirigindo, mas daà que por uma maravilhosa coincidência, João, da Ação Vertical, me enviou o folder da excursão que ele faria em maio, e eu fechei sem pensar duas vezes. SaÃmos de Recife no dia 27 de maio de 2023, à s 5h30 da manhã, com destino à Cabaceiras, no interior da ParaÃba. A distância é de cerca de 228 km de Recife, onde moro. Chegamos ao nosso destino perto de meio-dia, almoçamos e fomos para pousada, tomar um banho e descansar.
Ficamos no Hotel Fazenda Pai Mateus, que é um charme à parte, especialmente à noite. O lugar é super bem cuidado, um verdadeiro oásis no meio do sertão.
Às 15h30 saÃmos com destino ao Lajedo de Pai Mateus, que segundo o Wikipédia é uma elevação rochosa que tem aproximadamente 1,5 km² e cerca de cem grandes pedras arredondadas que chegam a pesar 45 toneladas, as quais se destacam sobre a superfÃcie ligeiramente convexa e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano.
A formação rochosa é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Um dos blocos mais famosos é a Pedra do Capacete, por seu formato peculiar.
Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuÃdas aos Ãndios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos. Relata a história oral que Pai Mateus era um ermitão curandeiro que viveu naquela região por volta do século XVIII, destino de muitas pessoas que o procuravam para se consultarem. O lajedo fica a cerca de 25 km do centro de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e localiza-se numa propriedade particular. Tivemos a ajuda de um guia local, que contou várias histórias legais sobre o lugar, que foi destino para gravações dirigidas por Miguel Falabella e outras obras cinematográficas. Ficamos lá para apreciar o pôr do Sol, e curtir um pouco a natureza tão pura ao anoitecer. Lá paras 19h voltamos para o hotel. Não tive muita coragem e ficar curtindo o hotel, tomei uma canja e logo fui me organizar para um banho e cama.
No dia seguinte, o relógio biológico me acordou à s 5h30, tomei banho, me vesti e fui curtir o hotel, os pássaros e o silêncio. O café da manhã saiu à s 7h, e me empanturrei, pamonha deliciosa e queijinho. SaÃmos à s 9h para trilha Sacas de Lã. Todas as trilhas são curtinhas, mas bem ricas de natureza e belezas naturais, conforme vocês podem ver pelas fotos.
Após esta trilha, almoçamos, e voltamos ao hotel para um banho rápido e pegar estrada, mas antes disso paramos no centro da cidade de Cabaceiras, conhecida como "A Roliude Nordestina", para conhecer o centro da cidade, que tem sido cenário de grandes filmes, como O Auto da Compadecida. Após o tour na cidade, acompanhado pelo guia
Nenhum comentário:
Postar um comentário